FAQ

O que é CTE?

O CTE é a abreviação de Conhecimento de Transporte Eletrônico. É um documento fiscal emitido pelas transportadoras para cobrir legalmente as mercadorias entre o local de origem e o destinatário da carga. É a nota fiscal da empresa transportadora, ou seja, é o documento oficial usado para faturar os transportes realizados.

É possível transportar sem Nota Fiscal?

Não é possível realizar o transporte sem documentação, que via de regra é a Nota fiscal da mercadoria. Apenas há exceção da substituição da Nota Fiscal por Declaração para o Transporte, quando o cliente for isento e possuir autorização da Receita Estadual.

O que é SUFRAMA (Manaus)?

Suframa é a abreviação de Superintendência da Zona Franca de Manaus. É um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que administra a Zona Franca de Manaus (ZFM). Para acessar o site da Suframa, clique aqui.

Como é calculado o valor do frete?

Para definir o valor do frete, é feito um cálculo com as seguintes informações: peso real da mercadoria, as medidas (Altura x Largura x Comprimento), quantidade de volumes, o tipo de mercadoria, valor da Nota Fiscal, local de origem e de destino. O frete será calculado com base nestas informações e será somado ao valor das taxas (FRETE PESO, AD VALOREM, GRIS, CAT, SEFAZ e PEDÁGIO) e tributos existentes (ICMS). Em algumas cidades onde houver Zona Máxima de Restrição de Circulação, poderá ser cobrado a TR.

Obs: Informar se o pagador do frete é pessoa física ou jurídica, pois há diferenças no calculo para cada um.

Quais as taxas cobradas no frete?

AD Valorem (Frete Valor) - Porcentagem cobrada sobre o valor da Nota Fiscal da mercadoria transportada
Frete Peso - Valor cobrado pelo peso ou pelo espaço físico proporcional em m3
GRIS - Taxa de Gerenciamento de Risco
Despacho - Taxa de emissão de CTRC
SEFAZ - Taxa de Administração das Secretarias de Fazenda
CAT - Custo adicional de transporte
ICMS/ISS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias / Imposto Sobre Serviços

Como devo embalar minha mercadoria?

As mercadorias devem estar embaladas em caixas de papelão ou embalagens adequadas para que não sofram avarias ou danifiquem outras mercadorias. Nos casos de volumes muito grandes, estes deverão ser embalados em caixa de madeira totalmente fechada ou engradado de madeira, respeitando uma distância entre as ripas de no máximo 5 cm. O acondicionamento da mercadoria deve ser criterioso. Não deve existir folga dentro da embalagem para evitar a movimentação do material durante o transporte. Para preencher as folgas, utilize isopor, plástico bolha, jornal, etc. A embalagem deve oferecer boa resistência em todos os seus lados e não apenas nos cantos.

Qual o prazo de entrega da minha mercadoria?

A Portal Cargas trabalha com um prazo de entrega de 7 a 9 dias úteis a partir do momento em que a mercadoria chega ao nosso armazém.
 

Qual o prazo para o pagamento?

O pagamento pode ser feito em até 21 dias após a emissão do CTE para a maioria dos casos. Nos casos de primeiro embarque, o pagamento será feito à vista, com possibilidade de análise de crédito.
 

Do que preciso para que o frete seja calculado?

Tenha em mãos a nota fiscal da mercadoria ou todas as informações abaixo e entre em contato com a Portal Cargas.

  • CNPJ ou CPF;
  • Origem e Destino da Mercadoria;
  • Peso em Kg;
  • Medidas (Largura x Comprimento x Altura)
  • Quantidade de volumes;
  • Qual o tipo de material
  • Observações, se houver.